28 de junho de 2016

Conheça o cristalino Poço Azul da Chapada da Diamantina

Com águas cristalinas e azuladas, a caverna é uma boa opção para relaxar e curtir a natureza.

Para quem busca belezas naturais no Brasil, a dica é visitar o Poço Azul, localizado na região Sul da Chapada da Diamantina, na cidade de Nova Redenção. Com águas azuladas e cristalinas, a caverna é o lugar ideal para curtir ao máximo a natureza.

Não é a toa que o Poço Azul é um dos principais pontos turísticos da Bahia, afinal, é o maior sítio submerso paleontológico do Brasil. Para se ter uma ideia, foram achados cerca de 3.000 unidades de fósseis de animais pré-históricos.
O Poço Azul possui é perfeito tanto para mochileiros, viajantes independentes, amigos e até mesmo para ir visitar com a família. Com aproximadamente 80 metros de extensão e 16 metros de profundidade, é composto de duas cavernas de 20 m2.

Como as águas são verdadeiramente cristalinas, em alguns pontos da caverna é possível ver nitidamente as maravilhosas formações rochosas do Poço Azul com o auxílio de máscaras de mergulhos e coletes, que é um item obrigatório a fim de assegurar a segurança dos visitantes.

Entre às 13h e 15h é o horário em que os raios solares adentram no Poço Azul, o qual proporciona aos visitantes um momento único, pois cria-se um feixe iluminado que tornam as águas ainda mais azuis e o cenário ainda mais encantador. Em épocas de noites de lua cheia, dizem que as águas chegam a tornarem-se prateadas, será?

Para quem se interessar em visitar este paraíso na Terra, é válido comentar que o turismo é explorado de forma responsável, ou seja, os grupos de turistas são formados por apenas 12 pessoas. O uso de hidratantes ou protetores solares são proibidos no local, a fim de não se contaminar a água e preservar a área.


O acesso ao paradisíaco Poço Azul acontece por meio da estrada para Itaetê, Km 47. O turista irá percorrer uma trilha de terra e ao chegar a uma escada, subirá a um píer construído dentro da gruta. 

O lugar onde se encontra a caverna possui estrutura para receber os turistas, como restaurantes, banheiros e lanchonetes. A taxa de visitação é de R$ 15,00. O passeio é recomendado para pessoas todas as idades, desde crianças até idosos.