16 de abril de 2016

Conheça o vulcão da Indonésia com lagos que mudam de cor


De tempos em tempos, as cores dos três lagos localizados no topo do vulcão Kelimutu, na Indonésia, mudam de tonalidades e garantem um espetáculo aos turistas que visitam o ponto turístico.

O vulcão Kelimutu ou Lago Fervente é o mais importante ponto turístico da Ilha de Flores, na Indonésia. Com três exuberantes lagoas coloridas situadas no topo do vulcão que mudam de tonalidade de tempos em tempos, o local é venerado pelos habitantes da ilha e atualmente recebe muitos curiosos em conhecer este raro fenômeno da natureza.




Localizado no Parque Nacional Kelimutu à aproximadamente 1.690 metros de altura, o vulcão se encontra perto de uma cidadezinha rural chamada Moni. Os moradores dessa pequena zona rural acreditam que quando alguém morre, seu espírito se dirige a um dos três lagos de Kelimutu, dependendo de seu caráter e idade. De acordo com a lenda, primeiro a alma atravessa “a Porta do Perekonde”, situada à entrada do parque, depois passa pelo “Konde Ratu”, o “Guardião dos Lagos”, e finalmente submerge nas águas do lago correspondente a sua idade.

O menor dos lagos é chamado Tiwu Ata Pólo ou Lago Encantado, com 446 mil m³ de água e cor marrom café com leite, antigamente sua cor era vermelha.  O maior é conhecido como Tiwu Nua Muri Koo Fai ou Lago dos Homens e das Mulheres Jovens, com 501mil m³ de capacidade e hoje com uma tonalidade azul turquesa. A oeste se encontra o Tiwu Ata Mbupu ou Lago dos Anciãos, com 245 mil m³ de água cor azul escuro, antigamente possuía tom esverdeado e foi mudando ao longo de 50 anos.


Ainda não se sabe realmente a causa da mudança de tonalidade nas águas, mas cientistas acreditam que o fenômeno ocorre devido às atividades vulcânicas e reações químicas dos minerais nos lagos e fumarolas aquáticas, que são as aberturas na superfície da crosta terrestre que emitem vapor de água e gases.

A Indonésia pertence ao chamado Anel de Fogo do Oceano Pacífico e possui cerca de 190 vulcões em atividade. No vulcão Kelimutu foram registradas 3 erupções, uma em 1865, 1938 e a última em 1968.

O Parque Nacional de Kelimutu é o menor entre os seis parques nacionais de Bali e as Ilhas Nusatenggara, e encontra-se a 65 quilômetros de distância do município de Ende. A cidade mais próxima do vulcão é Moni, localizada a aproximadamente 15 quilômetros de Kelimutu. De Moni até o parque pode-se ir de carro, transporte público ou moto-táxi até a área de estacionamento do local.

Chegando ao parque o visitante encontrará uma grande riqueza natural. Há uma elevada biodiversidade da natureza e habitat de espécies raras ameaçadas de extinção. O parque é repleto de vegetação nativa, com pinheiros, madeira vermelha, muitas samambaias, casuarinas e uma flora de 78 tipos de plantas de árvores. As casas tradicionais da região, as danças nativas e a tecelagem própria complementam a elevada riqueza natural do lugar.

Para quem deseja conhecer este paraíso exótico, a dica é visitar o parque em julho e agosto, já que Kelimutu é envolvida por uma densa neblina. A melhor hora para admirar a paisagem dos lagos é logo ao nascer do sol, quando a neblina se dissipa e o turista pode visualizar toda a beleza encantadora da natureza e se deslumbrar dos lagos coloridos do vulcão.

Lago dos Homens e das Mulheres Jovens com sua tonalidade esverdeada e o Lago Encantado de águas cor marrom.

A Indonésia pertence ao chamado Anel de Fogo do Oceano Pacífico e possui cerca de 190 vulcões em atividade.

O turista pode visualizar toda a beleza encantadora da natureza e se deslumbrar com os lagos coloridos do vulcão.

Com um tom azul turquesa incrível, o lago garante um momento inesquecível e lindas lembranças de um raro fenômeno vulcânico.

Cientistas acreditam que o fenômeno ocorre devido às atividades vulcânicas e reações químicas dos minerais nos lagos e fumarolas aquáticas, que são as aberturas na superfície da crosta terrestre que emitem vapor de água e gases.

Há uma grande biodiversidade da natureza de espécies e vegetação nativa.