28 de junho de 2016

Conheça o cristalino Poço Azul da Chapada da Diamantina

Com águas cristalinas e azuladas, a caverna é uma boa opção para relaxar e curtir a natureza.

Para quem busca belezas naturais no Brasil, a dica é visitar o Poço Azul, localizado na região Sul da Chapada da Diamantina, na cidade de Nova Redenção. Com águas azuladas e cristalinas, a caverna é o lugar ideal para curtir ao máximo a natureza.

Não é a toa que o Poço Azul é um dos principais pontos turísticos da Bahia, afinal, é o maior sítio submerso paleontológico do Brasil. Para se ter uma ideia, foram achados cerca de 3.000 unidades de fósseis de animais pré-históricos.
O Poço Azul possui é perfeito tanto para mochileiros, viajantes independentes, amigos e até mesmo para ir visitar com a família. Com aproximadamente 80 metros de extensão e 16 metros de profundidade, é composto de duas cavernas de 20 m2.

Como as águas são verdadeiramente cristalinas, em alguns pontos da caverna é possível ver nitidamente as maravilhosas formações rochosas do Poço Azul com o auxílio de máscaras de mergulhos e coletes, que é um item obrigatório a fim de assegurar a segurança dos visitantes.

Entre às 13h e 15h é o horário em que os raios solares adentram no Poço Azul, o qual proporciona aos visitantes um momento único, pois cria-se um feixe iluminado que tornam as águas ainda mais azuis e o cenário ainda mais encantador. Em épocas de noites de lua cheia, dizem que as águas chegam a tornarem-se prateadas, será?

Para quem se interessar em visitar este paraíso na Terra, é válido comentar que o turismo é explorado de forma responsável, ou seja, os grupos de turistas são formados por apenas 12 pessoas. O uso de hidratantes ou protetores solares são proibidos no local, a fim de não se contaminar a água e preservar a área.


O acesso ao paradisíaco Poço Azul acontece por meio da estrada para Itaetê, Km 47. O turista irá percorrer uma trilha de terra e ao chegar a uma escada, subirá a um píer construído dentro da gruta. 

O lugar onde se encontra a caverna possui estrutura para receber os turistas, como restaurantes, banheiros e lanchonetes. A taxa de visitação é de R$ 15,00. O passeio é recomendado para pessoas todas as idades, desde crianças até idosos.

22 de junho de 2016

Conheça o mais famoso e paradisíaco cenote de Cancún

Com águas cristalinas e temperatura na casa dos 22ºC, o cenote Ik Kil é perfeito para um mergulho refrescante.


Não é à toa que os cenotes surpreendem e encantam os turistas que curtem um cenário paradisíaco. Para os amantes da natureza, as cavernas são um lugar para relaxar, nadar e curtir com a família ou amigos.

Uma curiosidade em relação à palavra cenote, é que esta possui origem maia (Dzonot) e, em tempos remotos, essas grutas eram as principais fontes de água doce para o povo maia. Para se ter uma ideia, os cenotes eram considerados templos sagrados, já que os maias acreditavam serem verdadeiros portais de comunicação com os seus deuses.



Ik Kil é o mais famoso cenote do México e localiza-se próxima à cidade arqueológica maia, Chichén Itzá, em Yucatán. De fato, o cenote Ik Kil impressiona pelo seu tamanho e natural beleza peculiar. Para se ter uma ideia, é um grande buraco profundo formado por águas incrivelmente cristalinas, com cerca de 26 metros de altura abaixo do nível do solo, 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Em seu interior, possui uma espetacular parede formada de vegetação verde, que moldura o poço e dá um charme próprio ao local.

Em dias ensolarados, o cenote de Ik Kil fica ainda mais bonito ao receber a luz direta do sol, tornando as águas ainda mais azuis e cristalinas. É válido comentar que a água é doce e muito densa, o que dificulta nadar e boiar. A dica e alugar um colete salva-vidas se você optar por ficar muito tempo na água.

Para os mais corajosos, arriscar mergulhos do topo do cenote é diversão garantida. Aos mais tranqüilos, admirar a grande piscina natural e relaxar é o suficiente. Diz a lenda que banhar-se nessas águas  prolonga a juventude, você duvida? 




21 de junho de 2016

O Paraíso é aqui: 5 lugares incríveis do Brasil

Gosta de viajar? Então você vai amar a nossa seleção de 5 espetaculares e paradisíacos locais do Brasil.


Ilha São José - Fernando de Noronha
Piscina natural para relaxar e curtir a vista!
A ilha São José é uma das ilhas secundárias pertencentes ao arquipélago de Fernando de Noronha.  Para você chegar até lá, o meio é a nado, de barco ou quando a maré está no seu nível mais baixo. 
 


Lençóis Maranhenses - Maranhão
 O local é de responsabilidade do Parque Nacional dos Lençóis e localiza-se no estado do Maranhão, Nordeste, ocupando uma área de 155.000 hectares com 70 km de praia.
A entrada para o parque é pelo município de Barreirinhas, a 167 km de São Luis, capital do Maranhão, mas para fazer o trajeto de carro, por exemplo, é necessário percorrer 323 km. Vale a pena conhecer esse paraíso, não vale?


Jericoacoara
O Parque Nacional de Jericoacoara se encontra localizado a 300 km ao oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único.


Península de Maraú
Um verdadeiro paraíso, repleto de piscinas naturais, cachoeiras, praias, ilhas e muita mata virgem com paisagens de tirar o fôlego. Só de praias praticamente desertas são 40 quilômetros à sua inteira disposição durante todo o ano. A areia é branca e fina, com coqueiros cercando a costa, além de muita mata virgem e manguezais. 


Jalapão
Localizada no Estado do Tocantins, a região é encantadora e atrai turistas por suas águas abundantes, serras com clima de savana, além de rios e nascentes com impressionantes formações rochosas.


Que outro lugar você acrescentaria?