7 de fevereiro de 2016

Seja mais confiante: Conheça 3 hábitos que detonam sua autoestima





            Como anda sua autoestima? Para quem não sabe, a autoestima é o seu respeito por si, sua autoconfiança, é a forma de como você se percebe e se expressa no mundo em relação à si próprio, diferente da auto-imagem, que é a forma de como você se vê. É importante ressaltar que ambas caminham lado a lado, afinal, ter uma elevada autoestima é se aceitar e se sentir bem consigo mesmo.   

            Sua autoestima é fundamental para a sua expressão com sua família, filhos, companheiros, amigos, no relacionamento com o trabalho e toda a maneira de se relacionar com o mundo. Ela é uma espécie de “controle” do seu comportamento, por isso a importância de investir na autoestima, para assim afetar positivamente todas as áreas da sua vida.

            Há muitas dúvidas à respeito de autoestima, por isso, cabe ressaltar que é algo muito além do estético, é muito mais do que você se achar bonito ou feio, mas sim se você acha que é merecedor de felicidade, de amor, de sucesso, é algo interior, é a base de qualquer transformação que você busca para a sua vida.

Passamos anos das nossas vidas construindo hábitos, há pessoas que possuem hábitos positivos, como se exercitar, cuidar do corpo, da mente e etc., em compensação, há também os hábitos negativos, como fumar, comer demais e outros, ou seja, temos diferentes e velhos hábitos, que, para mudar, é necessário persistência e determinação. Pode ser difícil, porém, jamais impossível.

O toque de hoje é exercitar as nossas dicas todos os dias para mudar velhos hábitos prejudiciais a você. Segundo estudos, o nosso cérebro necessita de 21 a 70 dias para que algo que você comece a fazer vire uma rotina, então, não desista no meio do caminho.

Saiba que quem cria um hábito positivo ou negativo somos nós mesmos, por isso, vamos mudar o que for errado para usufruir de uma vida mais feliz e bem-sucedida. Invista em seu amor próprio, e este amor, que você começará a cultivar em você irá se espalhar para o mundo. Quando você se ama mais, você pode amar o outro mais e espalhar todo o seu amor, toda a generosidade que você possuir em seu coração para o mundo.

 Veja 3 hábitos que você precisa mudar já!


Pensamentos agressivo de si próprio

            Este tipo de pensamento pode ser tão automático que você pode nem perceber, mas saiba que alimentá-los faz muito mal à sua saúde emocional. Reveja o seu diálogo interno, os pensamentos que tem a respeito de si próprio. Como está aquela voz na sua cabeça? Você se cobra demais ou é muito carrasco contigo quando comete algum erro?

            Quando você começa a ser duro demais com si mesmo, você acaba por minar a sua autoestima e começa a se achar menos do que realmente é. Os pensamentos negativos afetam nossas emoções e conseqüentemente nossas ações. Você falaria para o seu amigo, pai, mãe, filho que ele está horrível? Não? Então não fale isso para si mesmo, pense no conselho que daria para o próximo e dê a si mesmo. Não seja seu carrasco!

            Esteja atento aos seus pensamentos e ao seu diálogo interno. Não se menospreze em uma situação ou dificuldade e não deixe que pensamentos ruins te abalem. Crie o hábito de estar presente e consciente dos seus pensamentos e identifique a maneira a qual tem conversado com você mesmo.

Quando vier pensamentos ruins, você irá combatê-los e não apenas sentir a dor que eles provocam. Corte os seus pensamentos agressivos, depreciativos e pessimistas ao seu respeito e transforme-os, ressaltando seus pontos fortes e todo o seu potencial, afinal, você consegue, você é inteligente e é capaz. Reverta todo esse pensamento negativo para positivo e pratique isso diariamente.



Não valorizar seus pontos fortes e suas qualidades

Infelizmente, temos um hábito de fazer uma competição de quem tem mais problemas. As pessoas se solidarizam nos problemas e não nas vitórias. Olhe para os seus pontos fortes e valorize-os. Diga o quanto você é boa, independentemente se o outro irá achar que você é arrogante ou metido. Lembre-se que ter auto-estima não é se sentir superior a ninguém, mas sim saber valorizar os seus dons e suas habilidades.

Quando desenvolvemos a auto-estima a vida melhora. Saiba reconhecer tudo o que é bom em você e não permita que suas dificuldades momentâneas prejudiquem sua maneira de se ver. Você é um ser humano único e especial que possui dons e habilidades.

Quando você receber um elogio, aceite-o! Quando disserem que seu cabelo está lindo não fique se justificando dizendo que não é, que dá trabalho, tem vezes que fica horrível, que só está bonito hoje e etc. Aceite elogios tanto sobre sua aparência quanto de sua capacidade! Não se menospreze! Não é errado reconhecer os seus pontos fortes. Pense nisso e se conscientize de sua capacidade para se sentir mais pleno e vivo.



Se preocupar muito sobre o que os outros vão pensar

O ser humano possui 2 grandes medos em sua vida: um é de não receber amor e o outro é de se importar demasiadamente sobre o que os outros vão pensar, o medo de não ser aceito. Achamos que o amor e o pertencimento acontece a partir de fora.

Essa é uma visão totalmente torta sobre o assunto, pois esses medos ocorrem quando não desenvolvemos a nossa autoestima. Não é algo de fora para dentro e sim de dentro para fora, ou seja, é um amor, uma valorização que cresce dentro de você e ganha o mundo e os corações das pessoas que estão em sua volta.

Não negue o que você realmente sente e quer apenas para se adequar ao que você acha que o outro espera de você ou vai pensar ao seu respeito.

Exercite a sua autoconfiança, seja autêntico, seja você mesmo! Não busque aceitação do outro, se aceite primeiramente, assim você verá que, consequentemente, os outros te aceitarão e te conhecerão como uma pessoa que sabe se valorizar, que sabe o que quer, que conhece seus pontos fortes e sabe do que é capaz.